Hoje damos as boas-vindas ao outono! 🍂
Sei que, para muitos de nós, o outono é emocionalmente exigente pois chega como um convite à transformação. As folhas caem, os dias ficam mais curtos e a vivacidade do verão parece desvanecer.
O humor deprimido ou apatia, a ansiedade, a falta de energia, as alterações de apetite e até de sono, a desconcentração e falhas de memória são alguns dos sintomas que surgem por esta altura do ano e que se acentuam em adultos que sofrem de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Nestes casos, por muito belas que sejam as cores desta estação, a adaptação torna-se ainda mais desafiante.
Porém, o ambiente que poderá parecer mais triste é afinal uma sábia lição da natureza: é tempo de colher, refletir e desapegar.
Assim como os agricultores colhem os frutos do seu trabalho, o outono lembra-nos da importância de celebrar as nossas conquistas: o que plantámos e o que estamos a colher?
Seja farta ou não a nossa colheita, podemos refletir na mudança que estamos dispostos a fazer nas nossas vidas, sem esquecer de acolher com gratidão este resultado, pois só assim podemos evoluir.
Por outro lado, o cair da folha simboliza o deixar ir… Do ponto de vista psicológico, desapegar é um processo libertador, na medida em que é sempre uma escolha nossa libertar o que não nos serve, sejam eles hábitos, relações ou pensamentos limitantes.
O outono é o início da renovação e é precisamente o desapego que abre espaço para o novo.
🍁 Como podes aproveitar este momento para melhorares o teu autoconhecimento e para também tu te renovares?
O outono convida-nos a olhar para dentro e nos reconectarmos com o essencial.
Que possamos, como a natureza, fluir com sabedoria.
E se estas sugestões não são, ainda, suficientes para te ajudar, nós estamos aqui para te apoiar.
E se estas sugestões não são, ainda, suficientes para te ajudar, nós estamos aqui para te apoiar..