Nos últimos tempos tens sentido que cada vez te isolas mais?
Atividades que antes gostavas de fazer parecem muito complexas, não tens energia para nada, e mesmo que durmas ou tires férias, a sensação de descanso nunca aparece?
Podes estar em Burnout (esgotamento), o Burnout instala-se muito devagar, começa com um convite recusado, uma explosão de raiva sem sentido,…
passado algum tempo já te isolas e já ficas no carro por alguns minutos antes de entrar em casa, choras à porta do trabalho.
O Burnout aparece por estares há demasiado tempo a dar mais que o que consegues, sempre em stress, a trabalhar mais que o que consegues.
Estar atento/aos primeiros sinais é a melhor forma de evitar estados avançados de Burnout e é disso que te vou falar agora.
O Burnout é já reconhecido pela OMS (organização mundial de saúde) como uma síndrome resultante do stress crónico no trabalho. Aparece quando a dimensão da tarefa é superior aos recursos que temos para a gerir. E não falo apenas de tarefas físicas, falo também de tarefas mentais que precisam de mais que o que conseguimos dar.
O Burnout pode ter várias causas, assim como a forma como ele se manifesta pode também ser diferente de pessoa para pessoa, mas os sinais e sintomas mais comuns são:
Estes sintomas que falei em cima são os que mais pessoas sentem, mas não são os únicos, existem ainda pessoas que sentem:
Se sentes algum destes sinais ou sintomas deves procurar ajuda especializada o quanto antes.
👉 Faz o nosso teste de Burnout gratuito
Embora o Burnout esteja relacionado com o trabalho, é fácil confundi-lo com outras condições, tenho uma equipa que te ajuda no diagnóstico e no tratamento de qualquer condição de saúde mental.
💡 Burnout ou stress? Ou depressão?
Entra em contacto para podermos ajudar.